Type Here to Get Search Results !

ALTOS & BAIXOS - CAPÍTULO 1 (ESTRÉIA)

 




12 de fevereiro de 2013, 11:50 AM - Belo Horizonte - MG - Brasil.

Cena 1/ Casa de Ana Luiza e Lourenço/ Sala de estar/ Dia.

Casa ampla, grande, muito espaço, decoração clean. Lourenço (35) sentado, lendo seu jornal. Ana Luiza (32) desce as escadas, partindo para a saída.

Lourenço: Ana Luiza? Aonde você vai?

Ana Luiza: Vou na casa da mamãe com o Fellipe. A Lisa vai embora hoje com o Bang e a Sarah pra Coreia. Quero me despedir.

Lourenço: Ah sim... É hoje que eles vão... Se der, eu passo lá pra me despedir deles!

Ana luiza: Não sei se vai dar tempo né? (T) A Lisa não tá tão animada assim, sabe?... Ela preferia mesmo ficar e seguir a vida dela aqui!

Lourenço: E por que ela não faz isso? Ficar se predendo a uma coisa que você não quer, sei lá, dá um desgaste mental.

Ana Luiza: Mas ela não quer desfazer a família, né?

Lourenço concorda com a cabeça. 

Ana Luiza: E cadê o Fellipe hein gente? (Grita) Ô Fellipe, meu filho! Desce logo!

Fellipe (7 anos) desce as escadas correndo.

Fellipe: Já tô aqui mamãe!

Ana Luiza: Então venha logo! Tchau Lourenço!

Ana Luiza dá a mão pro filho e eles saem juntos pela porta. Lourenço fica por lá, liga a televisão (está passando um programa de esportes) e se acomoda no sofá.

Cena 2/ Casa de Ana Luiza e Lourenço/ Garagem/ Dia.

Ana Luiza e Fellipe saem por uma porta e vão em direção ao carro (kia sportage). Ana entra na porta do motorista e Fellipe vai pro banco de trás. Ana liga o carro, aperta o controle e o portão se abre. Ela dá ré e parte.

Em off, já ouvimos a campainha tocar.

Cena 3/ Casa de Carla e Vanessa/ Sala/ Dia.

Casa classe média, bem arrumadinha. Lisa (31) vai logo abrir a porta e se depara com Ana e Fellipe.

Lisa: Ai Ana, que bom que vocês chegaram. A Sarah quer muito se despedir do Fellipe!

Felipe: Vou lá!

Felipe segue até o corredor que leva ao quarto de Sarah.

Vanessa (13 anos) a irmã mais nova de Ana Luiza e Lisa passa por ali e comenta em seu pensamento:

Vanessa: Isso vai dar em namoro. (Risos)

Close nela.

Ana Luiza e Lisa se sentam no sofá.

Lisa: A mamãe tá na cozinha preparando o almoço. E cadê o Lourenço menina?

Ana Luiza: Aquele lá você sabe né... Detesta sair dia de domingo. Gosta mesmo é de ficar infurnado em casa... Nunca vi! Mas ele disse que talvez dê uma passadinha aqui sim. E cadê o seu coreano? O Bang?

Lisa: Ele tá no quarto resolvendo umas coisas do trabalho... Uma canseira só, Ana. A vida dele é aquele notebook, sabe? Vamos ver se nos mudando pra perto desse emprego, pelo menos ele larga esse aparelho e arranja um pouco de tempo pra família.

Ana Luiza: Eu imagino a barra que você tá passando... Mas olha, todo casamento passa por crise, viu? Quem sabe com essa viagem... Aflorem novos sentimentos?

Lisa: Cê tem razão minha irmã!

Lisa respira fundo e abaixa um pouco a cabeça, com uma expressão meio abatida.

Ana Luiza: (delicada) Que foi Lisa?

Lisa: Eu não quero largar meu emprego!

Penalizada, Ana Luiza abraça a irmã... Vanessa observa de longe a conversa das duas.

Vanessa: Conversa mais estranha essa delas... Acho que eu nunca vou me casar mesmo...

Cena 4/ Casa de Carla e Vanessa/ Quarto de Sarah/ Dia.

(Instrumental:)

Sarah (7 anos) sentada na cama, tristonha. Ela segura uma foto em que estão ela, Felipe e Vanessa, numa festa junina. Felipe abre a porta bem devagar, entra no quarto e vai até ela.

Felipe: Sarah... 

Sarah olha pra frente e vê o primo. Seus olhos marejam...

Fellipe: Vim aqui me despedir de você!

Sarah: Eu vou sentir tantas saudades de você... Das nossas brincadeiras...

Fellipe: Você promete que volta? Que não vai me abandonar?

Sarah: Claro que prometo! Você também promete que não vai me esquecer?

Fellipe: (emocionado) Nunca!

Fellipe chega perto dela e abraça fortemente. Os dois caem num profundo choro...

Cena 5/ Casa de Carla e Vanessa/ Quarto de Lisa e Bang/ Dia.

Quarto com muitas malas. Bang sentado na escrivaninha, concentrado no notebook. Lisa entra no quarto e vai até ele, fazendo uma massagem em seus ombros tensos.

Lisa: Bang, meu querido, o almoço já está servido!

Bang: (teclando sem parar) Um momento, Lisa. Eu tô acabando aqui, não posso conversar!

Lisa revira os olhos. Ela fecha o notebook dele, irritada.

Bang: (irado) O quê que você fez, sua maluca? Eu tava acertando os últimos deta/

Lisa: (corta) Se for pra ser assim quando a gente chegar naquela Coréia, você me diz logo! Se é pra eu viver com essa sua preferência do computador a mim... Eu cancelo a minha passagem e a da Sarah agora mesmo e você vai sozinho! Se eu estou indo com você, é porque eu quero nossa família unida! É pra você largar essa coisa aí e dar atenção pra sua filha, pra sua mulher, caramba!

Bang: Chega meu amor! Chega por favor! Me desculpa, me perdoa! É que agora eu tô num período difícil, complicado... Eu tenho mesmo que resolver mil e uma coisas no computador. Eu já te disse que quando a gente chegar lá, esse inferno vai parar, minha linda. Tem só um pouquinho de paciência!

Lisa ri envergonhada.

Lisa: Ai... Me desculpa amor? Eu tô sendo tão egoísta...

Bang: Tá tudo bem... (risos) 

Ele se levanta e fica bem em frente a ela.

Bang: Isso mostra que você tá interessada na gente, no nosso casamento, na nossa família.

Lisa: Isso é verdade...

Bang a agarra pela cintura. Lisa gosta. Ele a olha no fundo dos olhos.

Bang: (apaixonado) Eu amo você Lisa! Muito!

Lisa: Eu também! 

E os dois se beijam com carinho e vontade...

Cena 6/ Casa de Carla e Vanessa/ Sala de jantar/ Dia.

Na mesa estão sentados: Lisa, Ana Luiza, Vanessa, Sarah e Fellipe, todos almoçando. Carla (49) chega no cômodo e se senta na ponta da mesa.

Carla: Ai pronto! Terminei de arrumar aquela cozinha e agora já posso almoçar com a minha filha... O último almoço por não sei por quanto tempo.

Lisa: Não fala assim... 

Carla: Vou sentir tanto a sua falta e da Sarinha...

Sarah: E do papai não, vó?

Carla: (ri) Claro que vou meu amor! (P/ Lisa) E cadê ele?

Lisa: No quarto, resolvendo aquelas coisas dele!

Carla: (irônica) Não pode parar nem pra almoçar?

Lisa: Eu já entendi o lado dele! Daqui a pouco ele vem...

Ana Luiza: Ainda bem que a vocês se entenderam!

Lisa sorri para Ana. Carla pega seu prato e começa a se servir.

Cena 7/ Casa de Carla e Vanessa/ Quarto de Bang e Lisa/ dia.

Bang ainda teclando freneticamente. Ele dá uma parada e estala suas costas, cansado...

Bang: É... melhor ir comer!

E ele se levanta e sai do quarto...

Cena 8/ Casa de Ana luiza e Lourenço/ Sala/ dia

Lourenço sentado no sofá, assistindo à televisão. De repente, um desconforto.

Lourenço: Nossa que fome... 

Cena 9/ Casa de Ana luiza e Lourenço/ Cozinha/ Dia.

Lourenço entra na cozinha cheio de fome e vai direto no fogão, em que há algumas panelas. Ele abre a tampa das panelas e se surpreende ao ver que estão vazias. Ele solta um riso desapontado.

Lourenço: (p/si) É Lourenço... Parece que hoje vamos ter que voltar aos tempos de estudante!

Lourenço abre o armário de cima e pega um pacote de macarrão instantâneo.

Lourenço: Há quanto tempo eu não como um troço desse, hein?... (ri) Mas eu sempre soube incrementar... Na falta da esposa, o jeito é usar a criatividade.

Corta p/: Lourenço de avental, mexendo a panela de macarrão instantâneo, sempre de bom humor. Close nele.

Cena 10/ Casa de Carla e Vanessa/ Sala de estar/ Dia.

(Instrumental)

Muitas malas amontoadas na sala. Toda a família vêm para o cômodo.

Vanessa: Despedidas são tão tristes... Vou sentir tanto a sua falta Lisa...

Lisa, emocionada, passa a mão nos cabelos de Vanessa.

Ana Luiza: Eu vou sentir tantas saudades de vocês. (Olhos marejam) Não esquece da irmã aqui!

Lisa: Nunca, sua boba!

As duas se abraçam, emocionadas.

Ana Luiza: (limpando as lágrimas) Ai como eu odeio despedidas! (T) Por mim eu levava vocês no aeroporto.

Bang: Não precisa Ana. Eu já tinha reservado o táxi. Além de tudo, pra esse monte de mala, vai precisar ser um carro de sete lugares.

Ana Luiza: Ah poxa... Mas eu espero que vocês sejam muito, mas muito felizes lá! Liguem pra mim, caso precisem de qualquer coisa!

Lisa: Pode deixar!

Ana Luiza: Bom, então eu vou deixando vocês por aqui...

Felipe: Mãe, posso dormir aqui?

Ana: Ok, depois eu volto pra te pegar.

Ana dá a última acenada e sai pela porta.

Cena 11/ Casa de Carla e Vanessa/ Varanda da frente/ Tarde.

(Instrumental continua) Lisa, Bang, Fellipe, Carla e Vanessa no jardim. Várias malas ali.

Lisa: Sarah pega sua mochila, o táxi já está chegando.

Sarah: (grita de dentro da casa) Já vou mãe!

Vanessa: Tchau Lisa, tomara que você volte logo! Vou sentir muitas saudades de você, irmã!

Lisa: Olha Vanessa, seja uma menina comportada, estude, obedeça a mamãe...

Carla: É, porque se não obedecer, ela já sabe que o couro vai comer, né?

Todos riem. Lisa e Vanessa se abraçam forte. Corta para: Sarah e Fellipe tristonhos no cantinho da varanda:

Fellipe: Tchau Sarah, eu amo muito você. Muito!

Sarah: Eu também Lipe! 

Sarah tira um papel do bolso e entrega a Fellipe.

Sarah: Só abra quando eu já estiver longe!

Fellipe: Tudo bem...

Eles se abraçam emocionados. Corta para: Carla e Lisa também muito emocionadas:

Carla: Lisa, me promete que não vai passar mais de um ano sem vir pra cá?

Lisa: Eu vou fazer de tudo, tudo pra isso acontecer! 

Carla: Depois que o seu pai morreu... Você morando aqui em casa com a Sarah e o Bang aqueceu tanto o meu coração... Eu amo a casa cheia! E você também se tornou praticamente a segunda mãe da Vanessa...

Lisa ri.

Carla: Te amo minha filha! Vai com Deus!

Lisa: Eu também te amo mãe!

As duas caem no choro e se abraçam fortemente... Muita emoção. O táxi pára em frente à casa.

Bang: O táxi chegou gente.

Carla e Lisa se soltam e enxugam as lágrimas simultâneamente. Lisa, Bang e Sarah se movimentam para pegarem as malas...

Corta para: O táxi seguindo em frente. Vanessa, Carla e Fellipe acenam pro carro. Os olhinhos de Fellipe marejam... (instrumental termina)

Cena 12/ Casa de Carla e Vanessa/ Sala/ Tarde.

Carla, Vanessa e Fellipe entram.

Fellipe: Tia Vanessa, você joga o jogo da guitarra comigo?

Vanessa: Que tia o quê muleque? Sou só cinco anos mais velha que você!

Fellipe: Foi mal! (Risos)

Vanessa: Mas bora lá jogar esse jogo!

E os dois seguem para o corredor que leva ao quarto de Vanessa. Carla se senta no sofá, cansada e pensativa.

Carla: Ôh Deus, toma conta da minha filha e da minha neta!

Close em Carla.

< Anoitece na cidade >

Cena 13/ Casa de Lourenço e Ana Luiza/ Sala/ Noite.

Ana entra em casa, já deixando sua bolsa no sofá.

Ana Luiza: Cheguei.

Lourenço desce as escadas e vai ao encontro de sua esposa.

Lourenço: Até que enfim você chegou hein, Ana. Demorou!

Ana Luiza: Nem te conto desse trânsito viu... E você, como se virou no almoço? (Rindo)

Lourenço: Você é malvada hein... Me virei aí no miojo!

Ana Luiza cai na gargalhada.

Lourenço: Vai rindo né... E cadê o Felipe? 

Ana Luiza: Disse que queria dormir na casa da mamãe. Tadinho, a melhor amiguinha dele foi embora...

Lourenço: Então deixa o nosso menino curtir os últimos momentos de férias com a vovó, enquanto a gente...

Música: Ombrim - Duda Beat (até o fim desta cena)

Lourenço mostra sua pegada e agarra Ana, que gosta e sorri fogosa.

Lourenço: (fogoso) Hoje eu quero a casa exclusivamente pra gente...

Ana Luiza: Ah é? (Morde os lábios)

Lourenço: Quero fazer outro neném!

Ana Luiza: (ri) Lourenço!

Os dois se beijam com vontade. Lourenço já tira sua blusa.

Ana Luiza: Aqui na sala mesmo?

Lourenço: Pra relembrar os velhos tempos!

Ana Luiza: Sendo assim...

Ela tira sua blusa e sua calça, ficando apenas de lingerie. Lourenço abre o sutiã de Ana e beija os seios dela, fazendo-a expressar muito prazer...

Cena 14/ Céu/ Noite

Acima das nuvens, o avião voa...

Cena 15/ Avião/ Poltronas/ Noite

Sarah, Bang e Lisa nas 3 poltronas da fileira. Bang e Sarah dormem. Lisa (que está do lado da janela) olha pela janela, as nuvens em sua frente, reflexiva...

Lisa: (pensativa) Essas nuvens que ficam pra trás... São como a minha vida... Agora é uma nova fase, uma nova era... É vida nova!

Ela respira fundo e se ajeita no ombro de Bang para tirar um cochilo... Close nela.

Cena 16/ Céu/ Noite

O avião continua voando, até sumir entre as nuvens escuras e vermos apenas uma luz piscando...

Abertura:



< Imagens de Belo Horizonte numa bela manhã >

12 de fevereiro de 2023 - (10 anos depois)

Cena 17/ Casa de Carla e Vanessa/ Sala de jantar/ Dia.

Carla (agora com 59) e Vanessa (agora com 23) sentadas à mesa. Carla está separando o feijão pro almoço, enquanto Vanessa toma uma xícara de café.

Vanessa: Nossa mãe... Parando pra pensar, agora que lembrei que hoje faz 10 anos que a Lisa foi pra Coréia...

Carla: (reflexiva) 10 anos... 10 anos que eu só vejo a minha filha por uma tela de computador... E ela tinha me prometido que nunca ia passar mais de um ano sem voltar... Passou foi logo dez!

Vanessa: Ai mãe, calma. Ela vai voltar... E eu tenho a sensação que vai ser logo.

Carla: Deus te ouça!

Vanessa engole rápido o último gole do café e já vai se levantando.

Vanessa: (se levantando) Mãe eu preciso ir, a entrevista de emprego!

Carla: Ah, é hoje, é?

Vanessa: É! A senhora não tava reclamando que eu só vivia em festa, que só a sua aposentadoria não tava dando e que tinha que arrumar logo um emprego? Pois então!

Carla: Eu quero saber que emprego é esse!

Vanessa: É uma surpresa. Beijo, beijo!

Carla: Juízo hein!

Vanessa já vai saindo pela porta. Carla solta um risinho.

< Imagens noturnas da cidade de Seul - Coreia do Sul >

Cena 18/ Ap de Lisa e Bang/ Quarto do casal/ Noite.

(Na Coreia do Sul é noite) Lisa deitada em sua cama, pensativa... Sarah (agora adolescente com 17 anos) entra no quarto e se deita ao lado da mãe.

Sarah: Oi mãe! 

Lisa: Oi minha filha!

Sarah: Papai ainda não chegou né?

Lisa: Seu pai sempre sai cedo e chega tarde... Ele é a pessoa mais metódica que eu conheço. Ele não se acha no direito de errar, nem aceita que nós erramos, sabe? Vive pro trabalho, qualquer mini diversão é perda de tempo... 

Lisa bufa e vira pro lado.

Sarah: Tô te achando misteriosa, avoada... Tem alguma coisa acontecendo?

Lisa: Pensamentos apenas...

Sarah: Compartilha comigo! Por favor!

Lisa: Não Sarah! É besteira de adulto!

Sarah: Eu sou quase uma adulta! E não é você que diz que você só tem a mim pra confiar?

Lisa: Aqui nesse país sim... Mas no Brasil, nós temos família, amor, gente pra dividir nossas dores, nossas conquistas, tudo! Eu tô cansada dessa solidão, minha filha! Eu estou a ponto de enlouquecer! Tem 10 anos que eu não vejo minha família! E tudo isso pra quê? Pra viver uma conquista que não é minha?

Sarah: O que você quer dizer...?

Lisa: (conviccta) O que eu quero dizer, é que eu quero e vou voltar pro Brasil! Pra minha família!

Cena 19/ Ap de Bang e Lisa/ Corredor/ Noite

Bang chocado ao escutar tudo ao lado da porta. Ele passa a mão na cabeça, tenso.

Cena 20/ Rua/ Prostíbulo/ Dia.

(No Brasil é dia) Um táxi anda por uma rua, até parar em frente à uma boate discreta. Na placa, o nome do estabelecimento: "Província Feminina". Vanessa desce do veículo e fica por lá olhando a fachada do local.

Vanessa: É aqui!

Ela respira fundo e segue até a entrada, abrindo a porta...

Cena 21/ Bordel Província feminina/ Salão/ Dia.

Vanessa entra no local e olha toda a estrutura. Luzes roxas, palco, bar, postes de pole dance. Raul (35) vai até Vanessa.

Raul: (sedutor) Olá...

Vanessa: (amedrontada) Fui eu que marquei a entrevista hoje...

Raul a analisa de cima a baixo com um olhar malicioso.

Raul: Você então é a Vanessa Lima... Olha, você tem porte sim! (Comendo-a com os olhos) É uma tremenda gostosa... Sem tirar nem por!

Vanessa assustada.

Raul: Tá pronta pra ser a nossa nova vagabunda?

Vanessa: (ofendida) Eu não sou vagabunda! Eu só tô precisando do dinheiro.

Raul: (ri malicioso) É o que todas dizem... Mas fique tranquila. Aqui você terá o dinheiro! Só não se esqueça da regra número 1: 30% do que você ganhar é do bordel! E não tem choro nem vela!

Vanessa: Tudo bem...

Raul: E então... Comece quando quiser!

Close em Vanessa trêmula com a situação.

Cena 22/ Ap de Bang e Lisa/ Escritório/ Noite

Bang entra no escritório e fecha a porta. Ele se senta numa poltrona e passa as mãos nos cabelos, chateado e pensativo.

Bang: Então a Lisa... Ela quer me deixar...

No close de Bang,

Cena 23/ Casa de Ana Luiza e Lourenço/ Sala de jantar/ Dia.

Ana Luiza (42), Lourenço (45) e Fellipe (agora com 17 anos) tomam um farto café à mesa.

Lourenço: (enche uma xícara de café) Hoje tenho que analisar um processo tão difícil... É sobre aquele inventário da família Corrêa, sabe?

Ana Luiza: Nossa, tão até hoje nisso? A Yoná que é próxima deles nunca mais me falou nada a respeito...

Lourenço: Pois é, só sei que caiu tudo sobre as minhas costas...

Ana Luiza: Ai falando nisso, tenho uma paciente chatíssima pra daqui a pouco, dona Cristina. O pivô dela caiu...

Lourenço ri.

Felipe: Mãe, eu tô atrasado, você pode me deixar na escola? 

Ana Luiza: Claro meu filho. Inclusive vamos agora, que eu tenho que abrir o consultório!

Fellipe: Vou pegar a minha mochila!

Felipe se levanta da mesa.

(Música - Sugar - Maroon 5)

Lourenço: Quer ir com meu carro novo?

Ana Luiza: Ui... Não tá mais com ciúmes do carrinho novo?

Lourenço: Acho que você merece dar umas voltinhas, afinal cê nunca pegou ele!

Ana Luiza: Tá bom... Não vou recusar né?

Lourenço tira a chave do bolso e entrega a Ana, que sorri.

Cena 24/ Casa de Ana luiza e Lourenço/ Garagem/ Dia

(Música continua)

Ana Luiza e Felipe entram no carro novo. O portão se abre, Ana liga o carro e dá ré para sair da garagem.

Cena 25/ Rua do Colégio Alto Índice/ Carro de Lourenço/ Dia.

(Música continua como se tocasse no rádio do carro) Movimentação de alunos. Ana Luiza para o carro numa vaga.

Ana Luiza: Boa aula meu filho!

Fellipe: Brigado! Tchau mãe!

Ana Luiza: Tchau filho!

Fellipe desce e segue em direção à entrada do colégio. Ana dá uma acenadinha e arranca com o carro.

Cena 26/ Belo Horizonte/ Avenida Movimentada/ Dia.

O carro de Lourenço, dirigido por Ana Luiza, anda pela a avenida. O veículo passa no sinal amarelo que fica vermelho ao mesmo tempo. Um carro vindo na rua que cruza, bate fortemente no carro dela, causando impacto. Muita tensão. Foco aéreo na batida. Close na porta amassada do veículo. 

(Congela na porta amassada)

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.